segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Síndrome PFAPA, o que é?

Há uns tempos, conheci uma criança com Síndrome de PFAPA. Fiquei a olhar para a mãe, à espera que me explicasse no que consistia a doença. pois nunca tinha ouvido falar.
A mãe explicou-me que a criança era completamente normal, apenas tinha um sistema imunitário muito fraco, pelo que esta adoecia com muita frequência. O que para uma criança dita "normal" é só uma pequena virose, para ela consistia logo em ficar hospitalizada, pois com o seu sistema imunitário fraco, as viroses atacam-na numa dimensão muito maior. Sendo que num Infantário o que mais existe são viroses, esta criança faltava inúmeras vezes à escola.
Felizmente, e ao que parece, esta doença desaparece com o passar da idade, pelo que a mãe me disse. E a medicação que lhe era administrada para a ajudar a melhorar era a cortisona. Só à base de cortisona é que se conseguia ver melhorias na criança.
Aqui fica um pouquinho de informação sobre esta síndrome!

"A Síndrome PFAPA (periodic fever, aphtous stomatitis, pharyngitis, cervical adenitis), ou seja,febre periódica, estomatite aftosa, faringite, adenite)  carateriza-se por episódios recorrentes de febre elevada, estomatite aftosa, adenite cervical e faringite que ocorre maioritariamente em crianças com idade inferior a cinco anos.

Pensa-se que as crianças com esta síndrome possuem um atraso da maturação do sistema imunitário, que desaparece com o avançar da idade, resolvendo a sintomatologia. Assim sendo, os adultos com síndrome PFAPA serão indivíduos que nunca alcançaram a maturidade imunológica e por isso em determinadas situações desencadeiam episódios consistentes com PFAPA (...)" in http://repositorio.hospitaldebraga.pt/bitstream/10400.23/782/1/SPFAPA%20ARTIGO.pdf

E vocês, já contataram com alguma criança com esta síndrome?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podes expressar a tua opinião sobre Educação!