segunda-feira, 19 de outubro de 2015

" E se os tablets estiverem a ser usados como chuchas?"


Um dos meus primeiros posts neste blog foi sobre os tablets, onde poderão ter acesso a partir do link: http://educacaoprecisa-se13.blogspot.pt/2015/03/ora-comecemos-por-falar-sobre-um-objeto.html
Nesse artigo, demonstrei a minha indignação por crianças de tenra idade já contatarem com tablets, e que os pais dão-lhes estes objetos para as mãos para estas não os chatearem!
Relativamente a esta temática, encontrei um artigo bastante interessante que nos diz que 
"há pais que substituem a sua presença pela entrega de um smartphone ou de
um tablet para conseguir fazer outras tarefas.
(...) há pais que substituem a sua presença, e eu diria o seu afecto, com um smartphone ou de um tablet, às refeições e nas horas livres que eles têm para brincadeiras.
Hoje em dia temos pais que, ao deitar, não contam uma história aos seus filhos! A história é substituída pelo uso do tablet! (...)"
E é claro que isso trás repercussões muito negativas, uma vez que as crianças "(...) Estão numa excitação a olhar para um dispositivo que emana uma luz tão intensa, sobre a qual alguns estudos dizem que as crianças a esta proximidade não são capazes de fazer a destrinça entre a luz de um ecrã e a luz do dia. Há estudos que nos dizem que, se não fazemos o corte, estamos a emitir informação para um cérebro de uma criança de três, quatro e cinco anos que pensa que ainda é de dia. E depois, passados dois minutos, dizemos-lhe "vamos deitar".
Bastante interessante este artigo, e é caso para refletir, pois  os pais acham que estão a ter uma atitude correta, mas nem imaginam as repercussões negativas que daí advêem!
Podem ler o artigo na íntegra através daqui: http://www.publico.pt/sociedade/noticia/e-se-os-tablets-estiverem-a-ser-usados-como-chuchas-1710630


Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podes expressar a tua opinião sobre Educação!