quinta-feira, 19 de março de 2015

Ora comecemos por falar sobre um objeto bastante atual: o tablet!

Pois bem, ainda consigo surpreender-me com os pais/tempos modernos... comprar tablets a crianças de tenra idade (mais propriamente 2 anos!!). E o mais engraçado é os pais assumirem, com a maior das naturalidades, que compraram um objeto destes a uma criança que ainda usa fraldas! Objetivo desta compra: a criancinha ficar sossegadinha a ver o Noddy, o Ruca, o Panda, etc...
E antigamente quando não havia tablets nem telemóveis como é que era? Seriamos todos uns infelizes? Acho muito bem, que tem que haver uma evolução tecnológica, mas o que é que um tablet vai contribuir para a felicidade de uma criança de tão tenra idade? Para a dos pais sei eu, que assim têm ali a criança sossegadinha a brincar com o brinquedo,  pelo que se torna mais fácil controlar a criatura!
Isto é uma idiotice de todo o tamanho! As crianças e os jovens de hoje em dia não sabem dar valor a nada! Mas como é que hão-de dar? Se ganham tablets com 2 anos??
Tenho andado a matutar nisto e nem a propósito... andava eu no Supermercado um dia destes, quando vejo uma criancinha (desta vez mais velha, com uns 6 ou 7 anos) dentro do carrinho das compras com o quê nas mãos? Um tablet!! Socorro!! Também é mais fácil assim... a fera está controlada e dentro da jaula, em vez de andar a mexer nas prateleiras ou a fazer birra porque quer que os pais lhe comprem isto ou aquilo!
Ah e no outro dia estava eu a almoçar fora, quando começo a observar uma criança (também com uns 6, 7 anos) sentadinha à mesa super concentrada a brincar com o quê? Um tablet. E pior ainda é que alternava o tablet com um telemóvel (que era da mãe ou tia). E no telemóvel estava a jogar a um jogo, com o som super alto, o que incomodava bastante quem estava a querer almoçar relaxadamente usufruindo da paisagem de uma praia. E o que estava a família a fazer? A conversar, descontraidamente, enquanto a dita criança estava ali ao canto super entretida!
Após estes episódios, tenho visto várias vezes, noutros contextos, criancinhas agarradas a um tablet, ao invés de aprenderem a brincar! Bem adulta sou eu e não tenho tablet!! "No meu tempo", brincava-se ao ar livre, trepando árvores e andando de bicicleta, explorando e tirando o melhor partido da natureza!
Conclusão mais do que óbvia... os pais de hoje em dia não sabem educar. Como a situação financeira é melhor do que há 20 ou 30 anos, os paizinhos passam a vida  a fazer as vontadinhas todas aos meninos, ou então a "comprá-los" com prendas, para estes não os chatearem, ou para colmatarem a sua ausência, devido ao fato de hoje em dia as mães e pais trabalharem muito e só verem os filhos 2 ou 3 horas por dia! Assim vamos longe, muito longe mesmo!!

Post para refletir, sobre aonde é que a nossa sociedade vai chegar assim....

2 comentários:

  1. Fomos tão felizes sem nada disso na nossa infância!

    ResponderEliminar
  2. Completamente! Hoje em dia falta muito a criatividade e imaginação!

    ResponderEliminar

Aqui podes expressar a tua opinião sobre Educação!