segunda-feira, 23 de março de 2015

As chuchas e os benefícios que trazem/ não trazem!

Não sou contra que as crianças usem chucha! Quando são bebés e estão no Berçário, percebemos que a chucha serve de "aconchego" para os bebés, que tão pequeninos estão longe das suas progenitoras. A chucha, a fraldinha de pano e um bonequinho ajudam a acalmar as crianças, transmitindo-lhes alguma segurança.
Agora sou contra crianças mais velhas, de dois anos em diante, usarem chucha a toda a hora, seja na rua, seja dentro da Creche/Jardim de Infância. Quando estou em salas de 1 ano, habituo as crianças a chegarem à sala e entregarem-me a chucha, e só a utilizam quando vão dormir, para lhes dar o tal "aconchego". Claro que no inicio do ano deixo-as andarem um pouquinho na sala com a chucha, para que a habituação a novas rotinas não seja vista por elas, como uma mudança radical. Contudo, a pouco e pouco, vão-se habituando só a usarem quando vão dormir.
O que eu não consigo compreender, de forma alguma, é os pais insistirem a dar a chucha a crianças que já não a pedem durante todo o dia na escola!  Mal tiram as crianças da sala, colocam-lhes a chucha na boca, mesmo sem estas pedirem! Ou então mal a criancinha começa a fazer uma birra, lá vai a bendita chucha entrar em ação!
Andamos nós a ensinar-lhes que a chucha é só para quando vão dormir, ou então festejamos por algumas crianças que a usavam para dormir agora já nem isso usam, para virem os paizinhos e "estragarem" tudo! Os pais rendem-se facilmente. Na competição entre pais e filhos, os filhos saem sempre a ganhar e isso é inadmissível! Os paizinhos não conseguem perceber, que mais tarde isso vai trazer-lhes muitos problemas, pois as crianças percebem, desde cedo, que são elas a mandar e que facilmente conseguem manipular os pais, para terem aquilo que querem, mesmo que isso seja prejudicial para eles.
Pais, percebam de uma vez por todas, que a partir dos dois anos, a chucha não serve para nada para os vossos filhos. Serve sim, para deixar os dentes tortos bem como trazer problemas ao nível da linguagem! Experimentem ter um ou dois rebuçados na boca e tentem falar. Não conseguem articular as palavras corretamente, como se estivessem sem os rebuçados na boca certo? É exatamente a mesma coisa que acontece aos vossos filhos!
Para além do que já referi, o uso prolongado da chucha poderá trazer ainda mais problemas, Espreitem então este artigo (é só clicar no link!) http://thelmomuniz.pt/chuchas-amigas-ou-inimigas/


Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podes expressar a tua opinião sobre Educação!