domingo, 10 de maio de 2015

As crianças precisam de regras...

Das coisas mais fundamentais que as crianças precisam é de regras... Sem elas, não conseguem aprender a viver harmoniosamente em sociedade. Quanto a cumprir regras, elas testam incessantemente pais e profissionais de educação, pelo que cabe a estes não cederem,mantendo a sua palavra até ao fim. Para além disso,é necessário mostrar às crianças que não podem ter tudo na vida, pelo que os adultos não deverão ceder a todos os seus caprichos _ a isto chama-se Educar!
Aqui fica um excerto de um artigo que fala sobre isso mesmo:
« A transgressão da regra pela criança seguida pela insistência dos pais é difícil mesmo. Depois de passar por um dia exaustivo, ter que repetir a mesma coisa para a criança pela oitava vez não é nada fácil! E ainda por cima dá aquela insegurança normal que assola pais e mães: ‘será que estou educando certo?’. Infelizmente a resposta não é das mais animadoras. Com anos de experiência com o tema – dez na direção do colégio –, Marcelo é assertivo: não existe uma fórmula certa. “Eu posso até falar aos pais o que eles não devem fazer, mas afirmar o que fazer na hora da educação dos filhos seria bastante injusto. Cada caso é um caso, não podemos generalizar”. Para o educador o caminho a seguir é da coerência.
Ele explica que a visão do mundo pela criança é absolutamente diferente da nossa a começar pelo fato de que elas querem tudo para já. “Quando eles batem o pé repetidamente pedindo algo eles estão sendo crianças em sua essência, então os pais devem intervir e mostrar que eles não podem ter tudo”.
A tarefa não é fácil e para ajudar os pais a driblar essa necessidade da criança e mostrar para elas quais são as regras Marcelo dá a dica dos 5 pontos que devem ser ensinados:
  • Planejar
  • Antecipar
  • Compartilhar suas emoções e sentimentos
  • Fazer uma rotina
  • Questionar
“Educar é uma tarefa muito solitária, porque não tem uma fórmula nem algo que funcione da mesma forma com várias pessoas, mas é importante. Se os pais não se ocuparem dessa tarefa, mais tarde a sociedade o fará e isso será bem mais custoso”.»
Artigo retirado de:   http://www.paisefilhos.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podes expressar a tua opinião sobre Educação!