terça-feira, 15 de agosto de 2017

Por tudo isto e muito mais.... choro!

Choro por esta profissão que está tão desvalorizada. Choro porque as entidades não entendem, ou não querem entender, a responsabilidade que está nas nossas mãos diariamente. Crianças são seres humanos, não são sacas de batatas.
Choro porque chegamos a um ponto extremo. Há uns anos atrás, toda a gente queria contratar educadores com, pelo menos, 2 anos de experiência. Atualmente, o que interessa é que estejam inscritos no centro de emprego, que ainda não tenham feito estágio profissional, que ainda não tenham estado efetivos numa instituição, etc, etc. (E a parte das pessoas terem experiência, já terem estado efetivas, o que significa, em principio que realizaram um bom trabalho? Onde está a qualidade? Já não interessa.... o que interessa é contratar pelo menos dinheiro possível. Não interessa se há experiência,  sabedoria, se vão realizar uma boa prática. O que interessa são os baixos custos, o resto são detalhes insignificantes ).
Por tudo isto choro, fico triste por fazerem de nós uns bandalhos, pela profissão estar tão desvalorizada e por ninguém pensar que trabalhar com crianças exige muito de nós, é uma responsabilidade gigante que temos nas mãos e é uma profissão tão importante,  mas pena que toda a gente se esqueceu disso!
Vivam os CEI's, os estágios profissionais e os ordenados miseráveis! !

domingo, 28 de maio de 2017

Feliz Dia do Brincar!

Hoje celebra-se o que é mais importante na infância: o BRINCAR! Com "ele" a criança aprende a explorar o meio envolvente, a socializar e as bases da sua formação pessoal e social!
Deixemos as crianças brincarem, e não as sobrecarreguemos com tantos trabalhos e atividades extra curriculares!

"É preciso ser um bocadinho estranho para se ser professor!"

Tão, mas tão verdade! Somos mesmo super esquisitos, lá isso é! Mas embora, muitas vezes (muitas mais do que as que deveriam ser) não nos dêem o devido valor e ainda nos insultem (passando quase um atestado de burrice) o que fazemos fazemos com o coração para que as "nossas" crianças cresçam num ambiente feliz e para que connosco, adquiram as primeiras bases que serão necessárias ao longo do seu percurso de vida! ❤❤

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Tão verdade e tão simples!

Cada criança tem a sua forma de agir! E todas elas, do seu jeito, são especiais e têm sempre algo para nos ensinar! 😊😊

domingo, 7 de maio de 2017

Feliz Dia da Mãe!

Um feliz dia a todas as mães guerreiras que protejem os seus filhos com unhas e dentes e que por eles movem montanhas! ♡♡♡

domingo, 19 de março de 2017

Feliz Dia do Pai!

Não devemos comemorar este dia só hoje, mas sim todos os dias! Um pai faz falta estar presente todos os dias, bem como um filho! 💖

quinta-feira, 16 de março de 2017

Está doente, pode ir à creche?

Muitas vezes, os pais deparam-se com um grande dilema: a criança fez febre durante a noite mas de manhã já não tem, embora esteja "molinha", será que posso levá-la à creche? Acontece que se a criança não passou bem, umas horas depois com certeza que voltará a ficar com febre, mas mesmo que isso não aconteça, ela não está bem, logo ir para a creche não lhe vai fazer bem. Por mais que os profissionais de educação lhe dêem carinho e colinho, existem mais crianças na sala, pelo que a atenção dos adultos tem que ser partilhada com todos, e para além disso só vai fazer com que a criança piore e contagie adultos e as outras crianças. "O argumento mais comum é que devemos fazê-lo pelas outras crianças para evitar o contágio. Contudo, o motivo mais importante para a deixar em casa é que a criança necessita de dar descanso ao organismo para enfrentar a doença. A criança que dá mostras de não estar bem tem as defesas em baixo e está mais propensa a apanhar qualquer infeção. Logo, necessita de apoio familiar".
Deixo aqui o link (é só clicar) para lerem o artigo na íntegra, que esclarece questões como: quando é que a criança pode e não pode ir à creche, entre outros... Não deixem de ler, pois é bastante elucidativo!



sábado, 11 de março de 2017

Ser professor/educador também é isto...

E é tão verdade!! E eu tenho tantos de que tenho saudades; e todos eles ocupam um lugarzinho especial no meu coração! <3

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Bom Carnaval 2017!

Amanhã é dia de folia! Há desfile de Carnaval e a criançada irá divertir-se com certeza, bem como os adultos! Já têm os vossos fatos prontos?

👉Votos de um Carnaval cheio de cor, diversão e muitas gargalhadas!! 👈

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Alerta: uso excessivo de antibióticos!

"O uso abusivo de antibióticos na infância pode estragar permanentemente o sistema imunitário devido aos efeitos que tem nas bactérias que existem naturalmente nos intestinos".

Ao longo da minha prática, tenho-me apercebido que as crianças tomam antibióticos excessivamente e agora ao ver este artigo, mais uma vez pude constatar esse fato.
são graves, os efeitos a longo prazo que isso poderá causar.

"Se se usassem antibióticos de forma mais limitada, as crianças teriam tempo de repor as suas bactérias comensais, mas mesmo assim demoraria meses, mesmo durante o período em que bebés desenvolvem o seu sistema imunitário".

Fica aqui o link para puderem consultar o resto do artigo!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

sábado, 28 de janeiro de 2017

´Bora partilhar?

´Bora partilhar o link do blog para  podermos chegar, o mais longe possível, com as opiniões sobre educação?

💕 Obrigada e bom resto de fim de semana! 💕

Os Educadores de Infância são uns artistas em colecionar lixo!

Quem mais andaria na rua à procura de pauzinhos e de folhinhas para fazer trabalhinhos de outono/inverno?
"Ah não deites fora essas cápsulas de café e essas caixas de ovos que é para eu fazer uma atividade com os meninos" (são frases ouvidas muitas vezes cá por casa!)
"Eh pá espera aí, que não vou deitar fora esta caixa de sapatos, que irá dar-me imenso jeito para fazer pintura com berlinde. Txiii e esse jornal também não deites fora, vou fazer pintura no jornal ou rasgagem!" E é assim, que todo o lixinho é religiosamente guardado, seja na nossa casa ou na escola, para mais tarde ser reutilizado com muita criatividade por nós e pelas nossas crianças!

As "ites" todas que os vossos filhos têm, também passam para nós!

"Deixem os vosso filhos ranhosos em casa!
Se o vosso filho tem conjuntivite, não o levem para escola. Se ele tem piolhos, não o levem para a escola. Diarreia? Isso mesmo, fica em casa. Gripe? Otite? Amigdalite? Casa" Este é um pequenino excerto de um grande artigo que se encontra aqui  Façam o favor de abrir o link e leiam até ao fim. Tenho a certeza que vão gostar e refletir um pouco também!
Pois bem, este texto podia ter sido escrito por mim, ou por qualquer outro profissional de educação, mas foi escrito por uma mãe! Uma mãe que partilha o mesmo ponto de vista que o meu, embora eu estando no ramo da educação, ainda lhe consiga acrescentar mais umas coisinhas... As "ites" todas que os vossos filhos têm (conjuntivites, gripes, gastroentrites...) também passam para nós, educadores, professores, auxiliares de educação! É verdade, nós não somos feitos de ferro e também ficamos doentes! Também ficamos em casa, de cama, também perdemos dias de trabalho, também somos penalizados no ordenado e imagine-se, também pegamos as "ites" aos nossos familiares! Tudo isto causado por deixarem os miúdos na escola, com o ben-u-ron tomado.E não querendo dizer que é uma falta de respeito para nós, deixarem os miúdos na escola doentes (pois estão a contagiar-nos e a mentir-nos ao dizer que a criança passou bem a noite, que não fez febre, que não tomou medicação...) o mais grave mesmo, é a falta de respeito para com os vossos filhos. Ninguém gosta de ir trabalhar doente, custa muito mesmo; por isso agora imaginem as crianças! E os filhos dos outros também não fizeram mal nenhum a ninguém, para serem contagiados pelos vossos filhos.... Tudo isto é um ciclo vicioso: começa nos vossos filhos, passa para os filhos dos outros, chega aos profissionais de educação e acaba nos familiares dos ditos profissionais de educação!
Por isso, vamos pensar melhor no que fazemos quando os miúdos ficam doentes!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Explorar, explorar, explorar...

E é mesmo isto! Por isso pais, não se chateiem se os vossos filhos não vão com as roupas limpinhas para casa! Deixem-nos explorar, é através da exploração que eles aprendem! :)

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Recado aos pais...

Os Educadores de Infância são pessoas normais, e não temos memória de elefante (embora por vezes nos desse um enorme jeito ter uma memória assim), por isso por favor papás, não fiquem chateados connosco quando nos perguntam pela consistência do cocó dos vossos filhos e nós não nos lembramos, ou quando nos perguntam se hoje almoçaram bem, ou melhor, se ontem lancharam bem e nós levamos algum tempo a conseguir responder e vocês ficam com uma cara do género "como é possível você não se lembrar?". É que nós temos muitos meninos na sala! Não temos só um, e nem sempre nos conseguimos lembrar de tudo!!
Obrigada! 😊

Desabafo do dia...

Diariamente, muitos pais tentam passar-nos um atestado de burrice!
Nesta profissão, temos que ter um grande "jogo de cintura", para conseguirmos dar a volta por cima de determinadas situações. Temos que saber gerir conflitos, compreender muito bem a mente humana, e ter pequenas bases de psicologia e sociologia para conseguirmos avaliar e compreender aquilo que nos dizem, e sabermos lidar com isso.
Temos de compreender tudo (ou pelo menos esforçarmo-nos para tal) e acima de TUDO está o bem estar da criança, mas bolas, também somos "seres pensantes", logo não nos tentem "enfiar o barrete"!
E muitas vezes, é mais difícil lidar com os adultos do que com as crianças!
(Peço desculpa pelo desabafo, mas com certeza haverá por aí mais pessoas que me compreenderão!)

domingo, 22 de janeiro de 2017

"Mãe boazinha, filhos folgados, adultos relaxados"!!

Deixar as crianças fazerem tudo ou impor-lhes regras? Como costumo dizer, nem 8 nem 80, tem que haver um meio termo para tudo! Segundo o artigo abaixo, "A criança que cresce sem envolvimento com a ordem, aprenderá a envolver-se com a desordem. O adulto que foi criança e não guardou o brinquedo que usou, terá grandes possibilidades de vir a ser pouco colaborativo, daquele tipo que levanta da mesa na casa da tia sem retirar e lavar o seu prato, ou sem arrumar a sua cama".

Por isso, é urgente incutir regras/ordem nas crianças e se tivermos que lhes confiscar o IPad, telemóvel, computador, proibi-lo de ir aos treinos de futebol, confisca-se e pronto! Eles não podem crescer sem regras, achando que podem fazer tudo e que ninguém os irá repreender!

Leiam abaixo o artigo no íntegra, não deixa de ser interessante!

Artigo retirado daqui...

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Alguns aspetos sobre o cérebro do bebé...


Interessante para pais e profissionais de educação que trabalham com crianças desta faixa etária!


domingo, 15 de janeiro de 2017

Uso excessivo de paracetamol nas crianças!

http://observador.pt/2016/02/03/pediatras-avisam-pais-uso-paracetamol-febres-baixas/

Não deixem de ler este artigo que fala sobre a quantidade de paracetamol que é dado às crianças, mesmo quando a febre não o justifica! Diariamente deparo-me com pais que administram paracetamol às crianças, quando elas estão mais impertinentes ou quando não atingem sequer, os 38 ºC de temperatura. E infelizmente ainda há casos piores, que é quando administram paracetamol antes das crianças irem para a escola, e nem sequer nos avisam (mais tarde, através de conversas, é que nos apercebemos de tal fato!) 

Leiam e partilhem, pois vale a pena o alerta!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Alerta, alerta!!

Fica aqui o alerta para quem estiver muito preocupado (a) com estes comportamentos "tão estranhos" (dose de ironia, claro!) ☺👍

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

O fruto do nosso trabalho...

Depositemos todo o nosso amor naquilo que fazemos, no tempo que dedicamos às nossas crianças e em todas as aprendizagens que lhes proporcionamos! 💗💖

Feliz Dia de Reis



Feliz Dia de Reis!! Comam muitas romãs e bolo rei! 😊
Bom fim de semana! 💋💖

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

E é verdade...

E é muito bom quando observamos crianças a imitarem as nossas ações, ou quando os pais nos contam que em casa eles recriam as nossas atitudes, através do jogo simbólico com os seus bonecos, fazendo de conta que eles são os professores e os bonecos os alunos!! ❤

4000 gostos!


.... Estamos a caminho dos 4000 gostos!
Obrigada por estarem aqui, e conto convosco para chegarmos aos 4000!

Educar é algo muito grandioso...!

...Educar é isto e muito mais! É ter nas mãos uma enorme responsabilidade. É ter criatividade, originalidade. É ajudar na formação pessoal de cada criança que nos passa pelas mãos.
 É levar cada uma das crianças no nosso coração!
E ficaria por aqui com mais definições... mas educar não se explica, sente-se!!

domingo, 1 de janeiro de 2017