sábado, 3 de setembro de 2016

Adultos frustrados Versus Crianças frustradas

Os adultos andam cada vez mais frustrados... culpa da sociedade de hoje em dia, das pressões sofridas nos empregos,ou no próprio seio das famílias... O que é certo é que os adultos andam cada vez mais frustrados e acabam muitas vezes por descarregar em nós, profissionais de educação! A vida corre-lhes mal... sabemos que toda a gente tem problemas, o que não vale mesmo é descarregar em nós os seus problemas! Nós estamos lá para incutirmos regras às crianças, proporcionar-lhes inúmeras aprendizagens, e não para sermos "sacos de pancada"!
Às vezes, o que me dá mesmo vontade de fazer é criar um registo de regras, para afixar na sala, como aqueles que criamos para as crianças ("Regras da sala", como não gritar, não correr, não estragar o material...), mas destinado aos pais: " Nesta sala é proibido omitir ao Educador/Auxiliares informações como por ex. se a criança teve febre na noite passada; proibido fazer de parvo o Educador/Auxiliares; proibido usar o Educador/Auxiliares como seu «saco de pancada»...) Será que resultava? Tenho sérias dúvidas, afinal de contas os pais raramente lêem os recados que estão afixados na porta da sala, quanto mais um registo de regras!! :)
Agora vamos à parte mais sensível desta temática... Crianças frustradas!
Pois é, as crianças também andam frustradas, mas não é por causa da pressão exercida pelos empregos! Sim, há crianças frustradas com a escola, derivado à exigência dos programas curriculares. Contudo, aqui estou a debruçar-me sobre crianças em idade pré-escolar. Estas andam frustradas quando não permitimos que elas façam o que bem entendem (porque não as deixamos correr na sala, brincar e gritar sempre que lhes apetece, bater-nos (estou a exagerar, pro enquanto!!)
E quando as crianças ouvem um não, é sinónimo de depressão!! (estou uma vez mais a exagerar), mas de fato, está sempre a preocupar-me esta falta de regras/educação que as crianças trazem de casa, pois penso que mais tarde vão crescer e tornar-se nuns adultos frustrados que não irão saber lidar com as situações menos positivas  que lhes aparecerão na vida, pois sempre estiveram habituados a terem tudo o que queriam e a fazerem o que queriam.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podes expressar a tua opinião sobre Educação!