terça-feira, 30 de junho de 2015

Tempo é a palavra de ordem!

Infelizmente nos tempos que correm é frequente os pais não terem tempo para dedicar aos seus filhos, não aproveitando pequenos momentos para brincarem com estes, ou acompanhando as suas descobertas.
Mas o tempo passa a correr, e mais tarde ou mais cedo os anos passaram e os filhos estão grandes e o que ficou para trás? Muitas descobertas que os pais não tiveram hipótese de vivenciar junto dos seus filhos, pelo que se chega à conclusão que "trabalhar para viver" não é tudo! E o que fazem agora os filhos quando os pais querem atenção? Viram-lhes as costas!
Por mais difícil que seja, com uma boa gestão do tempo, é possível conciliar trabalho e tempo para passar com os filhos! Os filhos agradecem e os pais ficam de "coração cheio", certamente! :)

Os pais são pais e ponto final!

Ora aqui está uma grande verdade! Nos tempos modernos, em que vivemos, existe a "mania" dos pais quererem desempenhar o papel de amigos dos filhos ao invés de pais, pois assim consideram que os filhos irão achá-los "mais cool",e  que irão confiar mais neles. Mas se acham que isso é o melhor para os seus filhos estão muito enganados. Só vão fazer com que os filhos não os respeitem, nem percebam que existem limites, crescendo assim como uns adultos mal formados, sem educação e respeito pelos mais velhos!

domingo, 21 de junho de 2015

E com a chegada do Verão...

Chegam as idas à praia! E na praia há que ter cuidados redobrados com as crianças: colocar um bom protetor solar, não frequentar a praia nas horas de maior calor, três mil olhos são poucos para que estas não se aproximem da água sozinhas, nem se afastem muito dos seus pais... Estes e outros cuidados que tem que se ter com os mais pequenos, pelo que uma ida à praia com crianças deixa de ser uma ida sossegada, em que se pode estar de "papo para o ar" o dia inteiro. Mas papás, são estes momentos que estreitam laços entre pais e filhos, e em que estes partem em descoberta do meio envolvente por isso, sempre que puderem levem os meninos à praia, em vez de os deixarem na escolinha, e aparecerem ao final do dia com os pezinhos com areia e o biquini a molhar a roupinha (que vos torna logo suspeitos que acabaram de vir da praia, e não do trabalho!).

Votos de uns bons mergulhos e de umas belas construções de castelos de areia com os vossos filhotes! :)

sexta-feira, 19 de junho de 2015

A adolescência do século XXI

A adolescência do século XXI é muito diferente da da minha altura. Esta adolescência é muito emancipada, muito atenta e com fácil acesso às novas tecnologias e às modas.
Ontem andei a passear pelo Shopping e fui à FNAC assistir à apresentação de um livro, escrito e ilustrado por adolescentes, pelo que durante estes momentos pude observar vários jovens e chegado a essas conclusões!
A maioria das raparigas vestia-se com roupas da moda .Os calções bem curtinhos, os kimonos, etc. E tudo de marca!Marcas que eu só pude começar a vestir já eu trabalhava. Até o calçado me deu vontade de rir...as Ipanemas, havaianas... só há poucos anos é que comecei a comprar calçado desta marca (que eu adoro). E as maquilhagens? Eu só comecei a maquilhar-me por volta dos 23 anos! Mas isto tudo para dizer que os jovens de hoje em dia têm tudo e mais alguma coisa, de mão beijada, enquanto que na minha altura não era bem assim. Não havia dinheiro não se tinha e ponto final, e não foi por isso que deixei de ser feliz!
Os rapazes com os penteados da moda e a mania que são melhores que os outros (que também está cada  vez mais na moda...)
E é este o retrato da sociedade de hoje em dia, mais concretamente das novas gerações. Não dão valor a nada, pois não obtêm as coisas por esforço, pois "cai-lhes tudo do céu". E esta juventude mais tarde, quando não tiverem os seus pilares (famílias), vão viver frustradíssimos pois não vão conseguir desenrasca-se sozinhos, nem saber lutar pelas coisas.
 Será que esta educação que é dada atualmente, é a mais correta? Fica a questão...

quarta-feira, 17 de junho de 2015

As crianças também têm direito de fazer exigências aos pais!




Pois... é que parece que não, mas as crianças também sentem/percebem as coisas... Principalmente quando os pais as vão deixar na escola e estão de férias, não ficando com elas em casa para aproveitarem esses momentos para estar com os seus filhos!

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Projeto bastante interessante, criado pela Nivea, no Brasil!

Pois é, isto hoje em dia inventa-se de tudo, mas desta vez, inventou-se algo bastante interessante e pedagógico para as crianças! No Brasil, a marca Nivea criou uns bonecos que quando expostos ao sol, ficam queimados, pelo que se as crianças passarem-lhes protetor estes voltam ao normal! Achei um projeto bastante pedagógico, pois aliado ao brincar, as crianças ficam sensibilizadas para as consequências de se exporem ao sol, sem usarem protetor solar!

Muitos parabéns pelo projeto!!




"Eduardo Sá reinventa os direitos das crianças!"

* Este Senhor sabe o que diz! Mais uma vez alguém que também dê a importância fulcral que é o BRINCAR, visando o melhor desenvolvimento das crianças! :)
Aqui ficam então os direitos das crianças, segundo Eduardo Sá:



1. AS CRIANÇAS TÊM DIREITO A BRINCAR TODOS OS DIAS.Na escola, entre as aulas e ao longo delas (sempre que o professor for capaz de pôr brincar a rimar com aprender). Em casa e ao ar livre – no quarto como num parque – sob o olhar, discreto, dos seus pais. Brincar só ao fim de semana não é brincar: é pôr uma agenda no lugar do coração. 

2. AS CRIANÇAS TÊM DIREITO A EXIGIR O BRINCAR COMO O PRINCIPAL DE TODOS AS DEVERES.As crianças têm o direito a defender a primazia do brincar sobre todas as tarefas. A fórmula: «primeiro, fazes os deveres e, depois, brincas», tão do agrado dos pais, é proibida! Só depois do brincar vem o trabalho.

3. AS CRIANÇAS TÊM DIREITO A UNIR BRINCAR COM APRENDER.
Brincar é o “aparelho digestivo” do pensamento. Liga a imaginação com tudo o que se aprende. Quem não brinca imita, repete, fábula, falseia ou finge. Mas zanga-se, sem redenção, com o aprender!

4. AS CRIANÇAS TÊM DIREITO A NÃO SABER BRINCAR.
Brincar é uma sabedoria que nunca se detém: inventa-se, descobre-se, deslinda-se, desvenda-se. Brincar é confiar: no desconhecido, no que se brinca, com quem se brinca. Crianças sossegadinhas são brinquedos à espera dos pais para brincar.

5. AS CRIANÇAS TÊM DIREITO A DESCOBRIR QUE OS MELHORES BRINQUEDOS SÃO OS PAIS.
Apesar disso, têm direito a requisitar tudo o que entendam para brincar. Têm direito a brincar com as almofadas, com caixas de cartão, com os dedos, e com tudo mais que entendam, por mais que sejam não sejam objectos convencionados para brincar. Tudo aquilo que não serve para brincar não presta para descobrir e com brinquedos de mãos brinca-se de menos.

6. AS CRIANÇAS TÊM O DIREITO A DESARRUMAR TODOS OS BRINQUEDOS...
(e a arrumá-los, de seguida, com um toque… pessoal). Têm direito a desmanchar os que forem mais misteriosos, mais rezingões ou, até, os divertidos. Quando brincam, têm direito a ter a vista na ponta dos dedos, a cheirar, a sentir, a falar, a rir ou a chorar. Não há, por isso, brinquedos maus! A não ser aqueles que servem para afastar as pessoas com quem se pode brincar.

7. AS CRIANÇAS TÊM DIREITO A BRINCAR PARA SEMPRE.
A Infância nunca morre: apenas adormece. E quem, crescimento fora, se desencontra do brincar, não perceberá, jamais, que não há crianças se não houver brincar.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Feliz Dia Mundial da Criança #2

...Porque elas merecem, aqui ficam algumas linhas, dedicadas a todas as crianças deste mundo!